Bebés espertalhões...

  "Bebés conseguem julgar os outros e preferem as pessoas boas

 
  Investigadores norte-americanos revelam hoje na revista Nature ' que o ser humano consegue julgar se o carácter dos outros é bom ou mau desde os seis meses de vida, altura em que começa a preferir quem age correctamente.
  Através da análise do comportamento de bebés com idades entre os seis e os 10 meses perante fantoches, a equipa liderada por Kiley Hamlin , do departamento de psicologia da Universidade de Yale, em New Haven , Connecticut, descobriu que os bebés com meio ano de vida já são capazes de julgar se os outros foram bons ou maus, mesmo que o acontecimento não os afecte directamente.

  «Na nossa investigação, mostramos que as crianças com entre seis e dez meses de idade diferenciam o resto dos seres humanos entre atractivos e repulsivos, segundo os comportamentos individuais que estes tenham mostrado com os outros» , explicam os psicólogos.

  Segundo o estudo, os bebés preferem ter a seu lado alguém que ajuda os outros do que alguém que engana ou se mantém impassível perante a necessidade alheia.

  Preferem ainda uma pessoa que mostra um comportamento neutral a quem se dedica a fazer a vida impossível aos outros.

  «Isto prova que os bebés que ainda não são capazes de falar julgam os outros com base no seu comportamento com terceiros» , apontam os peritos.

  «Esta capacidade pode ser a base do pensamento e das acções morais do ser humano e o seu aparecimento e desenvolvimento tão cedo apoia a teoria de que a valoração social faz parte da adaptação biológica do homem» , acrescentam.

  Até agora era desconhecido quando começava a capacidade do homem julgar os outros.

 

Lusa / SOL"

 

 

  Interessante não? O pior é que depois perdem essa capacidade!

sinto-me: ora esta!
tags:
publicado por Rita Matias às 18:31 | link do post | comentar